6 de agosto de 2012

Mito: Narciso







Narciso
Narciso, pintura de Caravaggio

“Filho da ninfa Liríope que o deus-rio Céfiso, envolvendo-a nas curvas de suas margens, tinha seduzido. Tiveram um filho de tal beleza que, impressionados, seus pais consultaram o vidente Tirésias com medo de que algum mal lhe adviesse. Receberam como resposta: Narciso viverá até idade avançada desde que ele nunca se conheça
Adolescente, a beleza tornou-o soberbo, julgando-se acima de seus apaixonaados de ambos os sexos e rejeitando-os todos. A ninfa Eco, uma das vitimas de seu desprezo, não lhe guardou rancor; outras, no entanto, invocando os deuses e pedindo punição para o belissimo e orgulhoso jovem, foram atendidas.
Uma tarde, Narciso, cansado e sedento, chegou às margens de uma fonte de águas claras e tranqüilas. Estirou-se na relva e, inclinando-se sobre a superfície lisa, viu a belíssima imagem refletida na água. Apaixonou-se e não conseguiu mais afastar daquela imagem. Ficou ali estendido em adoração ao rosto encantador, até que foi aos poucos perdendo as forças e morreu. Seu corpo desapareceu e em seu lugar surgiu uma flor que recebeu seu nome: Narciso.”
Flor Narciso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado.
Comentários escritos com palavras de baixo calão serão deletados.
Comentários feitos, comentários respondidos.
Obrigada e sejam bem-vindos.